Psicologia
A Psicologia Clínica é uma área da Psicologia que avalia, diagnostica e intervém em fenómenos mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, mediante a elaboração de um plano de tratamento personalizado, tendo em conta a problemática apresentada por cada pessoa.
Inicialmente é realizada uma avaliação do caso apresentado, sendo posteriormente definido um plano de tratamento personalizado.
O profissional de saúde tem ao seu dispor um vasto conjunto de metodologias cientificamente comprovadas, que são aplicadas de forma direcionada à patologia/situação apresentada pela pessoa.
A primeira consulta tem a duração de, aproximadamente, 90 minutos. As restantes consultas têm a duração de, aproximadamente, 60 minutos.
Áreas de Intervenção da Psicologia
Ansiedade
A Ansiedade caracteriza-se como um sentimento de tensão, preocupação, insegurança e medo.
Pode tornar-se extremamente incapacitante e limitadora.
Depressão
A Depressão é um transtorno emocional/psicológico que se caracteriza por sentimentos de angústia, tristeza profunda.
Envolve o corpo, o humor e os pensamentos.
Burnout
Burnout é o esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional excessivamente desgastante e sobrecarregada.
Fobias e Medos
As Fobias ou Medos são, portanto, processos mentais inconscientes que se desenvolvem a partir de uma experiência traumática passada.
Timidez e Fobia Social
A Fobia Social conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros.
Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações socias, algo essencial ao ser humano.
Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.
Pânico
Os ataques de pânico fazem-nos sentir ansiedade extrema e provoca sensações físicas muito intensas e equiparáveis à sensação de morte iminente.
Stress
O stress é uma resposta do nosso corpo decorrente de algo novo ou inesperado e que, de alguma forma, foge do nosso controlo.
Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC)
Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é caracterizada por obsessões recorrentes (pensamentos indesejados e incontroláveis) e comportamentos repetidos de forma compulsiva.
Esta doença psicológica deriva de um distúrbio de Ansiedade, que mantém a pessoa num estado de vigília e alerta, em que os pensamentos de proteção surgem para dar resposta a uma situação potencialmente perigosa.
Quando estes pensamentos persistem e se tornam repetitivos, mesmo quando o perigo não é real, estamos perante a Perturbação Obsessiva Compulsiva, que é uma doença psicológica extremamente limitadora e que se não for tratada atempadamente, tem tendência a agravar.